Ajuda DocbWeb® - Pesquisa avançada

A Pesquisa Avançada consiste na construção de uma expressão de pesquisa a partir dos termos existentes no índice de pesquisa, de forma a satisfazer o critério desejado. Os vários termos que constituem a expressão de pesquisa são separados por operadores booleanos que permitem restringir ou alargar o resultado da expressão.

Podem combinar-se dois ou mais termos de pesquisa numa expressão, usando operadores de pesquisa, que indicam a relação a estabelecer entre os mesmos termos de pesquisa, e que serão indicados nas caixas correspondentes.A pesquisa poderá ser efectuada por uma palavra ou seleccionando o campo a partir da lista exibida aqui:

A truncatura poderá ser usada à esquerda e/ou à direita activando as respectiva caixas (a truncatura à direita vem pré.definida).Todos os campos do índice da base constarão da lista de campos pesquisáveis.

O "Ou" lógico - operador de união.

O resultado da união de dois termos (A+B) corresponde ao conjunto de registos obtidos entre os registos associados a cada termo. Caso um ou mais registos sejam comuns aos dois termos, estes irão constar uma única vez. Assim, o resultado da expressão de pesquisa A + B é uma hit list que contém os registos com termos idênticos à expressão A, à expressão B ou a ambas.

A ordem pela qual os termos são introduzidos é irrelevante.

Exemplo 1:
Resultado 1:

A expressão de pesquisa no Exemplo 1 irá encontrar todos os registos que contendo descritores (DE) QUÍMICA ou FÍSICA, enquanto que no Exemplo 2 encontrará todos os registos contendo descritores (DE) QUÍMICA e FÍSICA.

O "E" lógico - operador de intersecção.

O resultado de um "E" lógico entre dois termos (A e B) é o conjunto de registos que contém, obrigatoriamente, os dois termos. Para a expressão de pesquisa A * B, os registos obtidos são todos aqueles que são indexados simultaneamente pelos dois termos. À semelhança do que acontece com o operador OU, também aqui a ordem de introdução dos termos é irrelevante.

Exemplo 2:
Resultado 2:

Enquanto que a expressão de pesquisa no Exemplo 1 irá encontrar todos os registos que contenham os Descritores (DE) QUÍMICA ou FÍSICA, no Exemplo 2 esta devolverá, como resultado, apenas os registos que contenham simultaneamente o Descritor (DE) QUÍMICA e FÍSICA. Enquanto que, no Exemplo 1, obtivemos como resultado 17 registos com o Descritor Química, no Exemplo 2 apenas apurámos 1 registo reunindo as duas premissas.

O "EXCEPTO" ou "NÃO" lógico - operador de exclusão.

O resultado de uma operação de exclusão entre dois termos (A e B) é o conjunto de registos que contêm o primeiro termo (A) e não contêm o segundo (B).

Este operador deve ser utilizado com precaução, pois pode originar uma perda inadvertida de informação relevante.

A expressão de pesquisa no Exemplo 3 irá encontrar todos os registos que contenham o Descritor (DE) QUÍMICA exceptuando os que tenham como Local de Edição (LED) Lisboa.

Exemplo 3:
Resultado 3:

A expressão de pesquisa no Exemplo 4 irá encontrar todos os registos que contenham o Descritor (DE) QUÍMICA, "E" cujo Local de Edição (LED), Lisboa, "EXCEPTO" os que tenham como Data de Publicação o ano 2000.

Exemplo 4:
Resultado 4: