Catálogo do ISPA. Pesquisa: "DE Leitura" + "DE Leitura$" Resultados de 31 a 35 sobre 113 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
  
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: GONZALEZ, António José César de Almeida
Título: Lectura conjunta, pensamiento en voz alta y conprensión lectora / António José Césarde Almeida Gonzalez
Publicação: Salamanca : Universidad de Salamanca, 2008
Descrição física: 288 p.
Assuntos: Teses de Doutoramento / Psicologia do Desenvolvimento / Leitura / Ensino / Compreensão da Leitura / Leitura conjunta / pensamento em voz alta
Subject: Thesis / Development Psychology / Reading / Teaching / Reading Compreension / Joint Reading / Thinking in high voice
OCL: 1110 - Teses de Doutoramento
2800 - Psicologia do Desenvolvimento
2820 - Desenvolvimento Cognitivo e Desenvolvimento Perceptivo
3500 - Psicologia Educacional
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/1641
Cota: TES GONZ1 ISPA 17951
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: SP



Marcar

Autor: PEREIRA, Rafael Silva
Título: Dislexia e disortografia : programa de intervenção e reeducação / Rafael Silva Pereira
Edição: 1ª ed
Publicação: Montijo : Humanity's Friends Books, 2008
Descrição física: 359 p.
Colecção: (Psicologia / Educação)
Descrição de 2º nível: Vol.1: Orientação Pedagógica; Exercicios
ISBN: ISBN 978-989-8146-15-1
Assuntos: Psicologia Educacional / Dislexia / Avaliação do Programa / Programas Educacionais / Leitura / Escrita / Aprendizagem
Subject: Educacional Psychology / Dyslexia / Program Evolution / Educational Program / Reading / Writing / Learning
OCL: 3550 - Aprendizagem Escolar
3500 - Psicologia Educacional
3570 - Educação Especial
URL: http://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/e2.htm
Cota: E2 PERE1 ISPA 17897
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: FERNANDES, Joana Rita de Freitas Fuschini
Título: Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar / Joana Rita de Freitas Fischini Fernandes
Publicação: Lisboa : Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2007
Descrição física: 90 p.
Resumo de autor: RESUMO : O presente trabalho teve como principais objectivos o esclarecimento da relação existente entre os hábitos de leitura das crianças e os seus conhecimentos de literacia. Pretendeu ainda averiguar a relação entre a motivação para a leitura e as competências de literacia em crianças dos 3 aos 5 anos.
Para cumprir estes objectivos, elaborou-se um estudo correlacional, para o qual foi seleccionada uma amostra de 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam o mesmo jardim-de-infância, com estatuto de IPSS, em Lisboa e os seus respectivos pais (51). Caracterizaram-se as práticas de literacia familiares e avaliou-se o conhecimento das crianças sobre histórias infantis, de funcionalidade, de vocabulário o nível de conceptual e, também, de motivação em que as crianças se encontram relativamente à linguagem escrita.
Os resultados indicaram que as crianças que têm mais hábitos de leitura constroem mais conceptualizações, sabem mais acerca da funcionalidade e têm mais vocabulário.
Este estudo, apesar das suas limitações, permitiu dar a conhecer a temática da entrada precoce no mundo da leitura e da escrita àqueles que, por norma, não têm acesso a ela (pais, educadores e crianças) Esperando, assim, ter contribuído para a promoção da literacia, tanto a nível da família como da escola (jardim-de-infância).
Notas diss.ou tese: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sob a orientação do Profª. Dra. Lourdes Mata
Assuntos: Dissertações de Mestrado / Psicologia Educacional / Leitura / Educação Pré-escolar / Instrumentos / Literacia / Linguagem
Subject: Dissertations / Educational Psychology / Reading / Preschool-Education / Instruments / Literacy / Language
OCL: 1120 - Dissertações de Mestrado
3500 - Psicologia Educacional
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/506
Cota: DM FERN/JR1 ISPA 17771
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

Autor: PARENTE, Sónia
Título: Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo : análise das dinâmicas interactivas / Sónia Parente
Publicação: Lisboa : Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2007
Descrição física: 179 p.
Resumo de autor: RESUMO : Esta investigação teve dois objectivos. O primeiro foi de avaliar o impacto de um Programa de Leitura a Par (Monteiro, 2003), que utiliza o método tutorial, no desempenho em leiura, na motivação para a leitura e na autonomia das crianças. O segundo objectivo foi o de analisar quais os processos envolvidos nas dinâmicas interactivas das díades, de forma a caracterizar as dinâmicas promotoras e as não fomentadoras de aprendizagem, tendo como base as dinâmicas apresentadas nas sessões de leitura e os ganhos no desempenho em leitura obtidos pelas crianças.
Neste estudo participaram 32 crianças com dificuldades em leitura, assinaladas pelos seus professores, 16 crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade e 16 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. Dos sujeitos de cada um dos anos de escolaridade, foram seleccionados de forma aleatória 8 sujeitos para o grupo experimental e 8 sujeitos para o grupo de controlo. Assim, obtivemos um total de 8 díades, formadas por um tutor do 4º ano e por um tutorando do 2º ano, que participaram no Programa de Leitura a Par, que teve a duração de 7 semanas, com 3 sessões semanais com a duração de 30 minutos cada. As 16 crianças do grupo de controlo não participaram nesse Programa mas realizaram actividades de leitura individual, com exactamente a mesma duração, com os mesmos materiais de leitura presentes no mesmo espaço e também com a presença conjunta de crianças do 2º ano e do 4º ano, mas sem interacção entre os participantes.
Todas as crianças foram avaliadas individualmente antes das sessões de leitura e depois de terem participado nas mesmas: nos três parâmetros da leitura (correcção, fluência e compreensão) através de um teste de avaliação do desempenho em leitura (Monteiro, 2000); na motivação para a leitura através do questionário "Eu e a Leitura" (Monteiro & Mata, 2000) e na autonomia, utilizando a versão aferida do Self-Regulation Questionnaire (Deci & Ryan, 1985). Após as avaliações finais, as dinâmicas interactivas foram analisadas com o intuito de obter um padrão comum entre os sujeitos que obtiveram mais ganhos no seu desempenho em leitura bem como nos que menos evoluíram.
Nos resultados obtidos apenas se verificou o efeito benéfico do Programa de Leitura a Par na autonomia das crianças do 2º ano de escolaridade, não se tendo verificado diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo em qualquer outra variável em estudo.
A análise das dinâmicas interactivas não revelou a existência de um padrão comum, correspondente a maiores ou a menores ganhos no desempenho em leitura, quer para os tutores, quer para os tutorandos.
Os resultados desta investigação permitem-nos afirmar que o Programa de Leitura a Par teve um impacto positivo na auto-regulação das aprendizagens das crianças do 2º ano, sendo a regulação da sua motivação mais auto-determinada.

Notas diss.ou tese: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sob a orientação do Prof. Dr. José Morgado
Assuntos: Dissertações de Mestrado / Psicologia Educacional / Motivação / Leituras / Idade Escolar / Instrumentos / Autonomia / Programs
Subject: Dissertations / Education Psychology / Motivation / Reading / School-age-children / Instruments / Autonomy / Programs
OCL: 1120 - Dissertações de Mestrado
3500 - Psicologia Educacional
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/757
Cota: DM PARE/S1 ISPA 17764
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



Marcar

THE PSYCHOLOGY OF LEARNING AND MOTIVATION
Título: The psychology of learning and motivation : advances in research and theory / ed. Brian H. Ross
Publicação: Amsterdam : Elsevier, 2008
Descrição física: 294 p.
Descrição de 2º nível: Vol.49
ISBN: ISBN 978-0-12-374316-9
Assuntos: Psicologia Cognitiva / Motivação / Memória / Avaliação / Desenvolvimento / Leitura / Competências / Acesso Lexical / Desenvolvimento Perceptivo / Aprendizagem
Subject: Cognitive Psychology / Motivation / Memory / Assessment / Development / Reading / Skills / Lexical Acess / Perceptive Development / Learning
OCL: 2340 - Processos Cognitivos
2300 - Psicologia Experimental, Psicologia Cognitiva
2343 - Aprendizagem e Memória
URL: http://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/dr.htm
Cota: P2 PLM13 DR 17664
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Ross, Brian H., ed.



Marcar