Catálogo do ISPA. Pesquisa: "DE Leitura" + "DE Leitura$" Resultados de 6 a 10 sobre 113 encontrados.
Enviar resultados por:
Envio de resultados por email
  
impressão de resultados
  
Exportação de resultados para iso2709
  
Visualizar no formato:
Seleccionar resultados:
    

Autor: GAIOLAS, Isabel Sampaio Gaiolas
Título: Aprendizagem da linguagem escrita nos dois primeiros anos de escolaridade e sua relação com o conhecimento metalinguístico [texto policopiado] / Mónica Isabel Sampaio Gaiolas
Publicação: Lisboa : ISPA: Instituto Universitário , 2016
Descrição física: 213p.
Resumo de autor: RESUMO--------- Esta investigação teve como objetivo estudar a relação entre conhecimento metalinguístico (consciência fonológica, morfológica e sintática) e o desempenho em leitura e escrita, nos dois primeiros anos de escolaridade. Participaram 83 crianças de língua portuguesa de dois Agrupamentos de Escola seguidas do início do primeiro ano ao final do segundo ano de escolaridade. As mesmas foram avaliadas no início de cada ano letivo (provas de consciências fonológica, morfológica e sintática) e no final de cada ano letivo (leitura - fluência e compreensão e escrita de palavras e escrita de texto - esta última apenas foi avaliada no final de 2º ano). Após realizadas análises de regressão e após a elaboração de um modelo de equações estruturais, os resultados demonstraram que quando controlados o desenvolvimento cognitivo, a memória verbal e as habilitações da mãe, os melhores preditores da fluência de leitura foram a consciência fonológica e nomeação de letras no 1º ano e a consciência fonológica e a fluência leitora no 2º ano. Os melhores preditores da compreensão leitora foram a consciência sintática e a fluência leitora no 1º e 2º ano. A respeito da escrita de palavras, os melhores preditores foram a consciência fonológica e a sintática no 1º ano e a consciência fonológica e a escrita de palavras no 2º ano. Por último, os melhores preditores da escrita de texto foram a consciência sintática e a escrita de palavras. As provas de consciência morfológica não influenciaram diretamente nenhuma das medidas de leitura e escrita para além da já referida influência das variáveis mencionadas. Face aos resultados obtidos verificamos que o conhecimento metalinguístico tem um papel diferenciado no que respeita à sua influência nas medidas de leitura e escrita, parecendo a consciência fonológica influenciar mais diretamente a leitura e a escrita de palavras e a consciência sintática a compreensão leitora e escrita de texto. Por outro lado, verificamos que não só o conhecimento metalinguístico influencia a linguagem escrita como também a própria leitura e escrita medidas no final de primeiro ano influenciam a linguagem escrita medida um ano depois.
ABSTRACT--------- This research aimed to study the relationship between metalinguistic knowledge (phonological, morphologic and syntactical awareness) and reading and writing performance in the two first years of elementary school. Eighty-three Portuguese-speaking children were followed from the beginning of the first year to the end of the second year of schooling. They were evaluated at the beginning of each school year (tests of phonological, morphologic and syntactical awareness) and at the end of each school year (reading - fluency and comprehension -and writing - word and text writing – this last one was only evaluated at the end of the second year of schooling). After having done regression analysis and after the elaboration of a model of structural equations, the results obtained showed that when the cognitive development, the verbal memory and the mother’s educational level were controlled, the best predictors of reading fluency were the phonological awareness and the naming of letters in the first year and the phonological awareness and the reading fluency in the second year. The best predictors of the reading comprehension were the syntactical awareness and the reading fluency in the first and second year. In what concerns the writing of words, the best predictors were the phonological and the syntactical awareness in the first year and the phonological awareness and the writing of words in the second year. Finally, the best predictors of text writing were the syntactical awareness and the writing of words. The tests of morphologic awareness did not directly influence any of the reading and writing measures beyond the already mentioned influence of the other predictors. Our results suggest that the metalinguistic knowledge has a defined role in its influence on the measures of reading and writing; it seems that the phonological awareness influences more directly the reading and the writing of words and the syntactical awareness influences more directy the reading comprehension and the text writing. On the other hand, we have also verified that not only the metalinguistic knowledge influences the written language but also the reading and writing measured at the end of the first year influence the written language measured one year later.
Notas diss.ou tese: Tese de Doutouramento em Psicologia apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sob orientação do(s) Professor(s) Doutor(s) Martins, Margarida Alves
Assuntos: Teses de Doutoramento / Leitura / Escrita / Conhecimento metalinguístico / Aprendizagem
Subject: Thesis / Reading / Writing / Metalinguistic knowledge / Learning
OCL: 1110 - Teses de Doutoramento
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/5485
URL: http://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/tes.htm
Cota: TES GAIO1 ISPA 20230
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: POR



Marcar

REFLEXÃO SOBRE A ESCRITA: O ENSINO DE DIFERENTES GÉNEROS DE TEXTOS
Título: Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes géneros de textos / coord. Luísa Álvares Pereira, Inês Cardoso
Edição: 1ª ed
Publicação: Aveiro : Universidade de Aveiro, 2013
Descrição física: 349 p.
Colecção: (Theoria poiesis praxis)
ISBN: ISBN 978-972-789-358-4
Assuntos: Psicologia Educacional / Escrita / Psicologia cognitiva / Aprendizagem / Leitura / Ensino / Ensino superior / Internet / Blogues / Programas / Professores / Web 2.0
Subject: Educational Psychologial / Writing / Cognitive psychology / Learning / Reading / Teaching / High education / Glogs / Programs / Teachers
OCL: 3500 - Psicologia Educacional
URL: http://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/E2.htm
Cota: E2 PERE/L2 UIPCDE 19481
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal

Outro(s) autor(es) : Pereira, Luísa Álvares, coord. / Cardoso, Inês, coord.



Marcar

POPULARITY IN THE PEER SYSTEM
Título: Popularity in the peer system / ed. Antonius H. N. Cillessen, David Schwartz, Lara Mayeux
Publicação: New York : Guilford Press, 2011
Descrição física: 306 p
Colecção: (Psychology)
ISBN: ISBN 978-1-60918-066-9
Assuntos: Psicologia do Desenvolvimento / Aprendizagem / Psicologia educacional / Programas / Família / Escrita / Leitura / Abecedário / Pré-escolar
Subject: Developmental Psychology / Learning / Educational psychology / Programs / Family / Writing / Reading / Abecedary / Preschool
OCL: 2800 - Psicologia do Desenvolvimento
2840 - Desenvolvimento Psicossocial e da Personalidade
URL: http://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/d.htm
Cota: D CILL1 ISPA 19370
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Estados Unidos

Outro(s) autor(es) : Cillessen, Antonius H. N., ed. / Schwartz, David, ed. / Mayeux, Lara, ed.



Marcar

Autor: RAMEY, Craig T.
Título: Abecedarian: the ideias, the aproach, and the findings / Craig T. Ramey, Joseph J. Sparkling, Sharon Landesman Ramey
Publicação: Los Altos, CA : Sociometrics Corporation, 2012
Descrição física: 364 p.
ISBN: ISBN 978-1478114888
Assuntos: Psicologia do Desenvolvimento / Aprendizagem / Psicologia educacional / Programas / Família / Escrita / Leitura / Abecedário / Pré-escolar
Subject: Developmental Psychology / Learning / Educational psychology / Programs / Family / Writing / Reading / Abecedarios / Preschool
OCL: 2800 - Psicologia do Desenvolvimento
2840 - Desenvolvimento Psicossocial e da Personalidade
URL: http://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/d.htm
Cota: D RAME1 UIPCDE 19371
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Estados Unidos

Outro(s) autor(es) : Spartling, Joseph J., co-aut. / Ramey, Sharon Landesman, co-aut.



Marcar

EFFECTIVE LEARNING AND TEACHING OF WRITING
Título: Effective learning and teaching of writing : a writing in education / eds. Gert Rijlaardam, Huub Van den Bergh, Michel Couzijn
Edição: 2nd ed
Publicação: New York : Kluwer Academic Publishers, 2005
Descrição física: 670 p.
Colecção: (Studies on writing ; Vol. 14)
ISBN: ISBN 1-4020-2725-7
Assuntos: Psicologia Educacional / Aprendizagem / Ensino / Escrita / Metacognição / Leitura / Pensamento / Estratégias de aprendizagem
Subject: Educational Psychology / Learning / Teaching / Writing / Metacognition / Reading / Thinking / Learning strategies
OCL: 3500 - Psicologia Educacional
3550 - Aprendizagem Escolar
3530 - Métodos de Ensino
URL: http://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/E2.htm
Cota: E2 RIJL1 UIPCDE 19340
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Estados Unidos

Outro(s) autor(es) : Rijlaarsdam, Gert, ed. / Van den Bergh, Huub, ed. / Couzijn, Michel, ed.

Effective learning and teaching of writing : a writing in education

Effective learning and teaching of writing : a writing in education



Marcar