Catálogo do ISPA. Pesquisa: "DE School-age-children" + "DE School-age-children$" Resultados de 1 a 5 sobre 11 encontrados.
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Autor: PEREIRA, Filipa Costa
Título: Estudo da dinêmica das relações objectais em crianças com irrequietude motora através do método Rorschach : agitação nas concepções - encontro com a criança / Filipa Costa pereira
Publicação: Lisboa : Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2005
Descrição física: 249 p.
Resumo de autor: Resumo

Neste trabalho delineamos uma investigação que visou procurar o significado mais profundo da expressão da irrequietude motora infantil. Para tal, destacamo-nos da lógica de assinalamento diagnóstica, que pretende definir uma categorização psicopatológica, mas pouco avança na compreensão centrada nestas crianças. Desta forma, o nosso objectivo centrou-se na procura da singularidade e do valor da agitação motora inserido na lógica individual, que condiciona e é condicionada pela dinâmica das relações de objecto. A nossa proposta assenta, por isso, numa observação minuciosa, com uma atenção a diversos registos comportamentais, verbais e relacionais, o que determinou a procura de um instrumento, de um método e de uma metodologia coerente e convergente com o nosso referencial teórico - o psicanalitico - e com os nossos objectivos. Fundamentado na teoria das relações de objecto e operacionalizado através de procedimentos que estabelecemos, o Rorschach constituiu-se como o nosso método de investigação, potencializado para alargar a nossa visão sobre as três crianças irrequietas que analisámos e, consequentemente, e apenas na medida do que tal comporta, sobre a irrequietude motora. Sem anular a singularidade, procurámos os pontos de intersecção dos três funcionamentos, para repensarmos a via motora de expressão de angústias e a sua lógica inscrita numa dinâmica de relações objectais. Constatámos que as modalidades de investimento relacional, a dinâmica conflitual e organização defensiva assumem particularidades em cada criança e condicionam diferentes funções da agitação motora. Num caso, verificou-se um registo mais inibido, noutros um registo mais incontido. No primeiro, o recurso ao corpo serve propósitos de retracção relacional, noutro representa fugas e procuras agidas e noutro insere-se numa procura de suporte externo. Nos pontos comuns registámos a influência negativa das vivências internas na relação externa, mas a possibilidade desta constituir uma contenção externa. Verificámos perturbações no processo de pensamento associadas à porosidade dos limites, a angústias persecutórias e à falha na estabilidade do bom objecto, que aqui considerámos como estranho-desconcertante e que determina o recurso a defesas, predominantemente primárias, que comprometem a riqueza e flexibilidade do funcionamento psíquico.
Notas diss.ou tese: Dissertação de mestrado em Psicopatologia e psicologia clínica, apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sob a orientação do Prof(ª). Dr(a). Maria Emília Marques
Assuntos: Dissertações de Mestrado / Psicologia Clínica / Teste de Rorschach / Relação de Objecto / Psicanálise / Crianças em idade escolar / Estudo de caso
Subject: Dissertations / Clinical Psychologie / Rorschach test / Object Relation / Psychoanalysis / School-age-children / Case Study
OCL: 1120 - Dissertações de Mestrado
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/783
Cota: DM PERE/FC1 ISPA 17802
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: SERRA, Vanda Raquel Mansinho
Título: Motivação para a aprendizagem e auto-conceito em crianças do 1º ano de escolaridade de um concelho interior local / Vanda Raquel Mansinho Serra
Publicação: Lisboa : Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2005
Descrição física: 91 p.
Notas diss.ou tese: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sob a orientação do Profª. Dra. Isabel Matta
Assuntos: Dissertações de Mestrado / Psicologia Educacional / Aprendizagem / auto-Conceito / Crianças em idade escolar / Meio Rural / Motivação / Instrumentos
Subject: Dissertations / Educational Psychology / Learning / Self-concept / School-Age-Children / Rural Enviorment / Motivation / Instruments
OCL: 1120 - Dissertações de Mestrado
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/917
Cota: DM SERR/V1 ISPA 17773
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: BARATA, Margarida da Silva Gonçalves
Título: A motivação para a aprendizagem em crianças do 1º ano de escolaridade : comparação de dois curriculos / Margarida da Silva Gonçalves Barata
Publicação: Lisboa : Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2006
Descrição física: 151 p.
Resumo de autor: RESUMO : O presente trabalho, tem como principal objectivo caracterizar a motivação para a aprendizagem em crianças do 1º ano de escolaridade e investigar a influência que os currículos de pré-escolar (João de Deus e Movimento da Escola Moderna) têm sobre os níveis de motivação para a aprendizagem no 1º Ciclo.
Participaram neste estudo 122 crianças, divididas em dois grupos, onde 50 crianças frequentam o 1º ano de escolaridade de uma escola com um currículo mais centrado na criança (Movimento da Escola Moderna), e outras 72 crianças frequentam uma escola com um currículo directivo e mais estruturado (João de Deus).
Num primeiro momento e tendo como finalidade caracterizar o tipo de currículo utilizado nas salas de pré-escolar frequentadas pelos alunos que constituem a nossa amostra, foi adoptada uma grelha de observação de sala de aula.
Esta grelha foi adaptado do CPI (Classroom Pratices Inventory) Inventário de Práticas de sala de Aula) desenvolvido por Hyson, Hirsch- Pasek e Rescorla (1990), assim como da Eccers (Early Clhildhood Envinonment Scale), desenvolvida por Hams e Clifford (1988) instrumentos considerados adequados para diferenciar programas, permitindo avaliações de salas de Jardim de Infância fiáveis e válidas.
Num segundo momento, e tendo como objectivo avaliar a motivação para as aprendizagens dos alunos, utilizou-se uma Escala de Motivação, adaptada do FAS (Young Children's Feelings About School) proposto por Stipek e colaboradores (Stipek, Feiler, Daniels & Milburn, 1995; Stipek & Gralinski, 1996; Stipek & Ryan, 1997). É uma escala destinada a ser aplicada a crianças de idade Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.
Às crianças foi pedido que respondessem à Escala de Motivação constituída por vários conjuntos de itens: Competência percepcionada, Atitudes face à escola, Ansiedade, Preferência pelo desafio, Expectativas para o sucesso e Dependência.
Para procedermos à análise estatística dos dados obtido, foram utilizados testes não paramétricos para amostras independentes Mann-Whitney e Qui-Quadrado, e testes não paramétricos para amostras dependentes Wilcoxon e McNemar.
Os testes utilizados pretendiam verificar a existência ou não de diferenças significativas na motivação para a aprendizagem dos alunos a frequentar o currículo João de Deus e os alunos a frequentar o Movimento da Escola Moderna.
Os resultados obtidos no estudo revelam que as crianças a frequentar ambos os currículos apresentam uma elevada percepção de competências, elevada satisfação perante a escola, alguma ansiedade perante situações adversas, elevada preferência pelo desafio, elevada expectativa para o sucesso e autonomia. Contudo, surge apenas uma diferença formal entre as crianças que frequentam os dois currículos, sendo ela a maior necessidade das crianças a frequentar o Currículo João de Deus de olhar para o experimentador durante a execução do puzzle.

Em suma, os resultados globais demonstram que apesar das crianças frequentarem dois currículos com diferentes orientações, ambos promovem nas crianças bons níveis de motivação e sentimentos acerca da escola.
Notas diss.ou tese: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacionall, apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sob a orientação do Prof(ª). Dr(a). Lurdes Matta
Assuntos: Dissertações de Mestrado / Psicologia Educacional / Motivação / Aprendizagem / Idade Escolar / Curriculum / Métodos de Observação
Subject: Dissertations / Motivation / Learning / School-Age-Children / Curriculum / Observation Methods
OCL: 1120 - Dissertações de Mestrado
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/342
Cota: DM BARA/M1 ISPA 17774
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: PARENTE, Sónia
Título: Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo : análise das dinâmicas interactivas / Sónia Parente
Publicação: Lisboa : Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2007
Descrição física: 179 p.
Resumo de autor: RESUMO : Esta investigação teve dois objectivos. O primeiro foi de avaliar o impacto de um Programa de Leitura a Par (Monteiro, 2003), que utiliza o método tutorial, no desempenho em leiura, na motivação para a leitura e na autonomia das crianças. O segundo objectivo foi o de analisar quais os processos envolvidos nas dinâmicas interactivas das díades, de forma a caracterizar as dinâmicas promotoras e as não fomentadoras de aprendizagem, tendo como base as dinâmicas apresentadas nas sessões de leitura e os ganhos no desempenho em leitura obtidos pelas crianças.
Neste estudo participaram 32 crianças com dificuldades em leitura, assinaladas pelos seus professores, 16 crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade e 16 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. Dos sujeitos de cada um dos anos de escolaridade, foram seleccionados de forma aleatória 8 sujeitos para o grupo experimental e 8 sujeitos para o grupo de controlo. Assim, obtivemos um total de 8 díades, formadas por um tutor do 4º ano e por um tutorando do 2º ano, que participaram no Programa de Leitura a Par, que teve a duração de 7 semanas, com 3 sessões semanais com a duração de 30 minutos cada. As 16 crianças do grupo de controlo não participaram nesse Programa mas realizaram actividades de leitura individual, com exactamente a mesma duração, com os mesmos materiais de leitura presentes no mesmo espaço e também com a presença conjunta de crianças do 2º ano e do 4º ano, mas sem interacção entre os participantes.
Todas as crianças foram avaliadas individualmente antes das sessões de leitura e depois de terem participado nas mesmas: nos três parâmetros da leitura (correcção, fluência e compreensão) através de um teste de avaliação do desempenho em leitura (Monteiro, 2000); na motivação para a leitura através do questionário "Eu e a Leitura" (Monteiro & Mata, 2000) e na autonomia, utilizando a versão aferida do Self-Regulation Questionnaire (Deci & Ryan, 1985). Após as avaliações finais, as dinâmicas interactivas foram analisadas com o intuito de obter um padrão comum entre os sujeitos que obtiveram mais ganhos no seu desempenho em leitura bem como nos que menos evoluíram.
Nos resultados obtidos apenas se verificou o efeito benéfico do Programa de Leitura a Par na autonomia das crianças do 2º ano de escolaridade, não se tendo verificado diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo em qualquer outra variável em estudo.
A análise das dinâmicas interactivas não revelou a existência de um padrão comum, correspondente a maiores ou a menores ganhos no desempenho em leitura, quer para os tutores, quer para os tutorandos.
Os resultados desta investigação permitem-nos afirmar que o Programa de Leitura a Par teve um impacto positivo na auto-regulação das aprendizagens das crianças do 2º ano, sendo a regulação da sua motivação mais auto-determinada.

Notas diss.ou tese: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada, sob a orientação do Prof. Dr. José Morgado
Assuntos: Dissertações de Mestrado / Psicologia Educacional / Motivação / Leituras / Idade Escolar / Instrumentos / Autonomia / Programs
Subject: Dissertations / Education Psychology / Motivation / Reading / School-age-children / Instruments / Autonomy / Programs
OCL: 1120 - Dissertações de Mestrado
3500 - Psicologia Educacional
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/757
Cota: DM PARE/S1 ISPA 17764
Tipo de documento: Texto impresso
País de publicação: Portugal



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Autor: MARTINS, Cátia Sofia
Título: Motivação para a aprendizagem escolar e práticas familiares de literacia [texto policopiado] : análise da relação em crianças no 1º ano de escolaridade / Cátia Sofia Martins
Publicação: Lisboa : Instituto Superior de Psicologia Aplicada , 2005
Descrição física: 119 p.
Notas diss.ou tese: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada sob orientação da Profª Doutora Isabel Matta
Assuntos: Dissertações de mestrado / Psicologia Educacional / Aprendizagem Escolar / Literacia / Familia / Motivação / Idade Escolar / Instrumentos
Subject: Dissertatios / Educational Psychology / School Leraning / Literacy / Family / Motivation / School-age-children / Instruments
OCL: 1120 - Dissertações de Mestrado
3500 - Psicologia Educacional
URL: http://hdl.handle.net/10400.12/660
Cota: DM MART/CS1 ISPA 17236
Tipo de documento: Texto impresso



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